A Secretaria de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS) oferecerá à população inclusa no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) mais de 200 cursos em 2014. As aulas de esporte, música, artesanato, dança, informática e qualificação profissional, entre outras visam a melhoria da qualidade de vida da população atendida, que vai da criança ao idoso, de acordo com o equipamento público que o oferta. Todas as ações são gratuitas.

Atualmente os cursos de artesanato estão em fase de licitação e deverão iniciar a partir da primeira semana de março. Já os cursos via o Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e o Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (ACESSUAS/TRABALHO) iniciam as inscrições a partir de fevereiro. “Os 214 cursos vão ser ofertados aos usuários nos diferentes equipamentos da Secretaria. A expectativa é que a partir da prática de uma atividade diferente ou da qualificação profissional, essas pessoas possam ter uma melhoria de vida”, afirmou a coordenadora de Qualificação Profissional e Geração de Renda da SMAS, Eni Teresinha Alves da Hora.

Conforme a secretária pasta, Ineiva Louzada, os cursos oportunizam uma qualificação profissional nas diferentes áreas e consequentemente a melhoria na qualidade de vida da população atendida. “Todos os cursos têm a intenção de contribuir com os usuários do CadÚnico, para que eles participem e possam se inserir no mercado de trabalho, gerando renda e podendo então, sair da área de vulnerabilidade social, ou seja, contribuindo para a autonomia das famílias”, informou Ineiva ao destacar que em 2014 o foco das ações será a profissionalização e inserção dos usuários no mercado de trabalho. “Isso por meio do Programa Adolescente Aprendiz, para pessoas de 14 a 18 anos e em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) e empresas locais para inserção de adultos nas áreas setoriais com maior demanda no município”, finalizou.

Inscrições

As inscrições do Pronatec e dos cursos de artesanato podem ser feitas nos Centro de Referência de Assistência Social (Cras’s) e nos Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas’s) a partir de fevereiro. Para os cursos do ACESSUAS/TRABALHO será realizado um lançamento oficial no município. O Programa contará com um grupo especifico para divulgação a partir de fevereiro, que fará a orientação sobre a forma de inscrição para os cursos que serão focados na profissionalização, por meio do Sistema S – Sesc, Sesi, Senai e Senac.