O 1° Festival de Curta Metragens de Toledo (Curta Toledo) já tem data marcada. O evento, pioneiro no município, será realizado de 02 a 10 de agosto Centro de Artes e Esporte Unificados de Toledo (CEU) e é inspirado no Curta Iguassu de Foz do Iguaçu. A idealização do Curta Toledo é da administração municipal, por meio da Secretaria da Cultura, em parceria com diversas entidades e empresas regionais. O lançamento do Curta Toledo acontece no dia 10 de abril no CEU.

O Festival tem como foco fomentar e dar abertura a linguagem cinematográfica à comunidade de Toledo. “Percebemos que essa é uma linguagem artística pouco explorada no município e acreditamos que com o festival poderemos ampliar o alcance dessa arte, sem contar que propícia a descoberta de novos talentos”, segundo informou o assistente administrativo da Casa da Cultura, Ivan Junior Peron.

Durante o evento, a população poderá não só participar como espectador, mas também como oficineiros, concorrendo com trabalhos. “O objetivo é que a comunidade crie curtas e participe. Quem se inscrever participará de oficinas de cinema antes da produção e apresentação do material. E o mais bacana é que não tem exigência técnica, pois os curtas poderão ser feitos com material amador, como celular por exemplo”, explicou Peron.

O Curta Toledo contará com a colaboração de dois produtores culturais de Foz do Iguaçu, Alexandre Andreatta e Moa Ferreira, idealizadores do projeto em Foz do Iguaçu. Mais informações o Curta Toledo serão disponibilizadas em breve.

Mostra

Com vista do lema da Secretaria de Cultura ‘Diversidade e Pluralidade’, a Mostra do Festival – que contará com trabalhos realizados no 2° Curta Iguassu – será realizado de forma descentralizada. Segundo o assistente administrativo da Casa da Cultura, Ivan Junior Peron, a idéia é que a mostra seja levada a todos os bairros e distritos do município. “Queremos promover o contato de toda a população com os trabalhos e a arte do cinema, de forma a democratizar esse acesso”, finalizou.