A Prefeitura de Toledo oferece o Curso de Xadrez Escolar para os professores de Educação Física da rede municipal. O projeto é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de Esporte e Lazer. O lançamento foi realizado na Secretaria de Educação, e contou com a presença do prefeito Beto Lunitti.

Segundo a Secretária de Esportes e Lazer, Marli Gonçalves Costa, está sendo realizado um resgate de esportes que estavam parados no município. “Existem muitas categorias que estão voltando a ser praticadas em Toledo. Além do xadrez, o atletismo e o rúgbi estão formando muitos atletas”, comenta.

Conforme a Secretaria de Educação, Tânia de Grandi, o processo faz parte da formação continuada dos professores. “A ação é realizada fora do horário de trabalho deles, cumprindo uma carga horária complementar. É um esforço que eles vão fazer para aperfeiçoar o ensino, buscando mais conhecimento”, contou.

O prefeito Beto Lunitti ressaltou a importância da interação entre as secretarias. “Compartilhamos essa integração de políticas da educação e do esporte. Dessa forma, com felicidade e tranquilidade, evoluímos nos setores, e criamos um laço. O estímulo para novos aprendizados é importante para o desenvolvimento”, afirmou.

O professor Sergio Heckert é quem vai ministrar o curso para os professores. “Serão oito encontros de duas horas. Duas turmas de oito professores fazem o curso agora e mais duas fazem até o fim do ano. Em 2014 pretendemos implantar o projeto nas escolas”. Ele comenta que o xadrez é uma ferramenta que pode auxiliar muito na educação das crianças. “Ele é capaz de estimular a concentração e raciocínio. Um jogo de estratégia, que pode ser jogados por todos, independente da capacidade”, explicou.