img-topo

Toledo é um município brasileiro do estado do Paraná. Localiza-se na região oeste, próximo a Cascavel, formando com este município um eixo de desenvolvimento ligado ao agronegócio, impulsionado pelo seu solo fértil e plano, que faz concentrar cooperativas e outras empresas do ramo, tornando-o um dos maiores produtores de grãos do estado. Sua população é de 130.295 habitantes, conforme estimativa do IBGE.

A distância rodoviária até a capital do estado é de 540 km.

mapa-divisao-administrativa

História

Toledo está situado numa região de colonização recente, e recebeu seus primeiros moradores em 1946, colonos oriundos da cidade gaúcha de São Marcos, na época interior de Caxias do Sul, para o então Território Federal do Iguaçu. Em 1951 o município foi emancipado de Foz do Iguaçu pela Lei nº 790, sancionada pelo governador do Paraná Bento Munhoz da Rocha Neto.

A primeira eleição ocorreu em 9 de novembro de 1952 e a instalação oficial em 14 de dezembro de 1952, quando se deu a posse do prefeito Ernesto Dall’Oglio (1952/1956).

Na década de 1960 a região contava com apenas cinco municípios: Foz do Iguaçu, Cascavel, Toledo, Guaíra e Guaraniaçu.

Toledo surgiu quando a Industrial Madeireira e Colonizadora Rio Paraná S/A – MARIPÁ adquiriu junto a uma companhia imobiliária inglesa uma gleba de terras denominada Fazenda Britânia, iniciado em seguida a ocupação e desbravamento da área ao trazer colonos do Rio Grande do Sul.

A atividade inicial foi a extração de madeira para atender os mercados da Argentina e Uruguai. O plano de colonização fundamentou-se em pequenas propriedades, com média de 10 alqueires paulistas.

A partir daí o desenvolvimento ocorreu de forma acelerada, inicialmente em torno da economia das comunidades agrícolas, o que emprestou à sociedade um forte espírito gregário.

Na década de 1960 para 1970 a modernização da produção imprimiu novas relações no campo e a especialização favoreceu a monocultura e a concentração de propriedade, ocasionando o êxodo rural e a acelerada urbanização.

A suinocultura, que era atividade complementar para os pioneiros, desenvolveu-se rapidamente na década de 50, culminando com a fundação do Frigorifico Pioneiro S/A, que teve seu controle acionário adquirido pela empresa Sadia no ano de 1964, que veio a implementar o sistema de integração nas áreas de aves e suínos, além de um complexo fabril que a tornou a maior indústria instalada no município. Inicialmente atuava por meio da Frigobrás, mas após a incorporação desta à Sadia S.A., o setor de compras foi transferido para outra localidade. Mais recentemente a fusão entre a Sadia e a Perdigão , atual BRF , motivou a transferência da área administrativa para Curitiba, mas o complexo fabril permanece inalterado, com cerca de 7 mil trabalhadores, cuja produção atende o mercado interno e externo. Nos anos 90 a Sadia passou a investir na ampliação da área suinícola e Toledo expandiu seu rebanho de 100 mil para mais de 400 mil cabeças.

Turismo

O Município de Toledo prepara-se para a “Indústria do Terceiro Milênio”, com várias opções de turismo, lazer, gastronomia, cultura, esporte e eventos de negócios.Toledo possui todos os selos da EMBRATUR que o credenciam como Município com potencialidade e prioridade para o desenvolvimento turístico.

Conta com belezas naturais, como saltos, cachoeiras, trilhas ecológicos no Rio São Francisco, com destaque para o Parque Ecológico Diva Paim Barth, em plena região central, com um lago, horto florestal e outros atrativos, que o tornam ponto de encontro da população.22

Cultura

Teatro Municipal
O Teatro Municipal de Toledo foi inaugurado no dia 26 de novembro de 1999, é o terceiro maior teatro público do Estado do Paraná, com área total construída de 2.974,18 m², entre palco, plateia, camarins, salas de ensaio, salas administrativas e demais dependências.

Tem capacidade para 1.022 pessoas e conta também com cadeiras para obesos e portadores de necessidades especiais.
Localizado no centro Cultural Oscar Silva, na Avenida Tiradentes, tem como escopo retratar a história da colonização da cidade e região. Já tendo projetos para sua sede própria, com maior espaço para seu acervo e estudo.

Casa da Cultura
Inaugurada oficialmente em 4 de dezembro de 1976, foi a primeira do gênero a ser criada no Estado do Paraná. Abriga a sede da Secretaria Municipal de Cultura de Toledo.
Bibliotecas
A Biblioteca Municipal foi criada em 12 de dezembro de 1960 e registrada no Instituto Nacional do Livro. Tem sua sede no centro Cultural Oscar Silva, no centro da cidade.

Centro de Eventos Ismael Sperafico
Centro de Eventos Ismael Sperafico, com área superior a 33.000 m², um dos maiores empreendimentos do gênero no sul do país. Conta com um pavilhão de exposições industriais/comerciais e de prestação de serviços, centro gastronômico com cozinhas e churrasqueiras, arena de rodeios com capacidade aproximada de oito mil pessoas, complexo agropecuário contendo 11 pavilhões para gado de corte, gado leiteiro, equinos e suínos, centro de hipismo, pavilhão para leilões, centro de apoio para pequenos animais, centro de treinamento, local específico para inspeção sanitária e sede da Casa do Agricultor.

O complexo recebe todos os anos grandes feiras do comércio e da agropecuária, como a Feira Shopping e ExpoToledo.

Galeria de fotos da cidade de Toledo

Vídeo da cidade de Toledo

Mapa da cidade de Toledo