Nesta quarta (23) e quinta-feira (24) serão realizados os exames para quem quiser usufruir dos atrativos do Parque Temático das Águas de Toledo. A reabertura do parque para a temporada 2013/2014 acontece a partir das 13h30 do próximo sábado (26). O espaço passou por uma reforma para resolver vazamentos nas piscinas, problema que consumia aproximadamente 100 mil litros de água por dia. Também foi refeita a pintura das calçadas e melhorias gerais na estrutura.

Segundo a diretora da Atenção Básica de Saúde, Luciana Rebellato, o exame é rápido e identifica se a pessoa possui alguma doença de pele contagiosa. “O objetivo é preservar a segurança de todos os usuários. Quem faz o exame recebe uma carteirinha válida por três meses, para poder frequentar o espaço”. Luciana lembra que para fazer o exame é necessário levar algum documento oficial de identificação e estar vestido com roupa de banho. “Quem tiver a carteirinha do Sistema Único de Saúde (SUS) é mais fácil. Quem não fizer o exame, não entra”. A diretora comentou que, ainda será marcado um dia de fim de semana para a realização de mais exames.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo, Edemar Rockenbach, comentou que o parque é um local de encontro e lazer, onde os toledanos vão para se divertir. “Por isso trabalhamos para que de tudo certo. Teremos uma equipe de mais de quinze servidores acompanhando, entre zeladores, salva-vidas, guardas municipais, recepcionistas e estagiários”.

Edemar também comentou que as reformas ficaram em torno de R$ 100 mil. “Equipamentos, bombas, troca de areia de filtro, cubas dos lavatórios, iluminação, cercas além da pintura, com o objetivo de promover o bem estar, segurança e qualidade de vida para os frequentadores”, completou

Atrativos

O Parque Temático das Águas foi inaugurado em dezembro de 2009 e é um dos principais pontos de lazer do município de Toledo durante a temporada de verão. Com mais de quatro mil metros quadrados de área construída, o complexo contará com piscina para crianças e adultos, córrego lento para uso de bóias impulsionadas pela correnteza, toboágua, tobobóia, quiosques, sombreiro e espaços administrativos destinados a realização de exames médicos, cadastro de usuários, recepção, depósito de materiais, vestiários e banheiros. O espaço atende os critérios de preservação ambiental, mantendo as nascentes e córregos.

O complexo é fica junto ao Parque dos Pioneiros que possui também um lago, academia de musculação ao ar livre e uma ampla área verde.