A segunda edição da Virada Cultural Paraná, realizada pelo Governo do Estado, vai reunir um pouco da diversidade cultural brasileira, em mais de 500 atividades. Onze cidades recebem, nos próximos dias 26 e 27, o Palco Conexões, em que o público poderá conferir gratuitamente atrações locais e nacionais. Campo Mourão, Cianorte, Cornélio Procópio, Cascavel, Guarapuava, Londrina, Maringá, Pato Branco, Ponta Grossa, Toledo e São José dos Pinhais participam do evento.

A realização da Virada Cultural Paraná 2013 é uma parceria da Secretaria de Estado da Cultura e Departamento de Trânsito do Estado, Detran, e conta com o apoio do Sesi-PR, Sesc-PR e prefeituras. De acordo com o secretário da Cultura, Paulino Viapiana, as parcerias para esta edição permitiram que o período do evento se estendesse para uma semana de atividades. Ele disse que o Governo do Paraná tem um compromisso importante de levar cultura para todas as regiões do Estado, e com a Virada Cultural isto está sendo possível

SONORA PAULINO VIAPIANA

Este ano o evento apresenta uma novidade: a semana de arte-educação com ações voltadas à educação no trânsito. De 21 a 26 de outubro, pedestres, motoristas e ciclistas irão ampliar conhecimentos em busca de uma convivência pacífica nas calçadas, ruas e ciclovias.

Mais de duzentas atividades foram programadas, como caminhadas, apresentações de teatro, oficinas de arte urbana, demonstrações, palestras, exposições e blitze educativas. Segundo o diretor-geral do Departamento de Trânsito do Paraná, Marcos Traad, o Governo do Estado busca novas formas de chamar a atenção dos motoristas para a urgência da mudança de atitude ao volante.

SONORA MARCOS TRAAD
Jair Rodrigues, Almir Satter, Zélia Duncan, Fafá de Belém, Teatro Mágico, Tangos e Tragédias, Raimundos e Planta e Raiz são algumas das atrações programadas. Algumas cidades vão contar com mais de um palco, proporcionando shows com atrações locais, ampliando o acesso do público. O repertório de atividades disponível à população é ainda maior.

São mais de 500 atrações durante toda a semana, entre shows com artistas nacionais e regionais, apresentações de dança, intervenções cênicas e muito mais. O prefeito de Cornélio Procópio, Fred Alves, que vai receber pela primeira vez a Virada Cultural, disse que o festival é muito significativo para o município.

SONORA FRED ALVES
O presidente do Sistema Fecomércio Paraná, Darci Piana, destacou que a realização das edições da Virada Cultural tem sido de extrema felicidade, já que o evento se transformou em uma das promoções mais consistentes do calendário cultural paranaense. Já Anna Zétola, gerente da área de cultura do Sesi/PR, afirmou que o Sesi apoia a Virada Cultural, desde a primeira edição, porque vislumbra na cultura um valor indispensável na vida do trabalhador da indústria e de toda a sociedade. Mais informações no site da Secretaria Estadual da Cultura ou no facebook.com/viradaparana.

A programação em Toleto pode ser consultada no site: cultura.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1178